A agricultura familiar apresenta dificuldades de gerenciamento de negócios ligadas às ferramentas inadequadas à sua realidade, falta de investimento, e descapitalização dos pequenos agricultores a não adoção de novas tecnologias de gestão e informação. A aplicação de ferramentas de gestão mais sofisticadas poderá facilitar os produtores, individuais ou redes de agricultores familiares, possibilitando oportunidades de atender às demandas de mercado, permitindo, assim, a distribuição de seus produtos de maneira mais eficiente. Diante de um setor tão dinâmico e com várias linhas de atuação, são observadas novas possibilidades, tanto em cargos com funções tradicionais, como novos cargos e funções mais recentes. Assim, o campo de trabalho do Técnico em Agronegócio é amplo e possui muitas possibilidades de atuação diante da interação entre os ambientes rural e urbano, pelos quais permeia a Agroindústria.
O que o profissional faz
O Técnico em Agronegócio é o profissional que irá atuar em toda a cadeia do agronegócio, viabilizando soluções competitivas para o desenvolvimento de negócios, tanto na comercialização de produtos e serviços, como na gestão desses empreendimentos. Desenvolve projetos e processos de gestão comercial, financeira, humana, tecnológica, e do conhecimento das cadeias produtivas do setor agropecuário para pequenas empresas rurais. Pesquisa e prospecta modelos de atuação em novos mercados. Analisa a viabilidade econômica do negócio e a definição dos investimentos para a melhoria da produção e do uso racional dos recursos; pesquisa e identifica alternativas para captação de recursos. Atua na gestão, organização e desenvolvimento de grupos com objetivos econômicos e sociais.
Onde trabalhar
Agroindústrias, propriedades rurais, cooperativas e associações rurais, indústrias de insumos agropecuários, empresas de consultoria agropecuária, indústrias de processamento de produtos de origem animal e vegetal, empresas de comércio e de representação comercial de produtos agropecuários, empresas públicas e privadas que atuam na assistência técnica, extensão rural e pesquisa.